Aconteceu hoje, dia 26 de setembro, mais um encontro da Onda empreendedora de Niterói. Focado em troca de conhecimentos, aprendizagem e networking, o evento contou ainda com a palestra de Luiz Guilherme Guedes, CEO da Strategy consultoria empresarial e coordenador do HUB Niterói. Ele falou sobre os desafios de se empreender e das habilidades que devem ser desenvolvidas para melhorar o seu desempenho profissional e como empreendedor.

Luiz Guilherme nem sempre teve o desejo de ser empreendedor, e, segundo ele mesmo, nem a aptidão necessária. Mas que com os estímulos e muita capacitação, tentativas e erros, hoje agrega mais de vinte anos de experiência como empreendedor. “Eu já fui aquele cara que só fazia o trabalho de peão, e quando percebi que podia fazer mais, decidi que empreender era o caminho que eu queria seguir”, declarou.

Porém empreender não se trata apenas de vontade. É necessário transformar, organizar e potencializar o seu ecossistema de empreendedor. “É importante que o empresário conheça e use metodologias e ferramentas que sejam um fator que fortaleça seu empreendimento. Nem um negócio é igual, então nenhuma metodologia se encaixa perfeitamente, mas elas são um ponto de partida para mitigar suas chances de errar. Ferramentas são instrumentos que vão descomplicar seu processo de estruturação e desenvolvimento do seu negócio. Use e abuse de qualquer ferramenta que te torne mais competitivo. E crie hábitos torne você um melhor profissional. Hábitos que transformem você em um grande gestor”, explicou Luiz Guilherme.

O caminho para empreender é cheio de desafios. Quem quero seguir por esse caminho não pode estar iludido e acreditar que vai ser um caminho fácil. “Você está disposto a não receber um salário por doze meses? Está pronto para, quem sabe, só ter lucro daqui a três anos? Está preparado pra ver amigos viajando o mundo enquanto você está investindo em seu negócio? Me desculpe mas se você não está, provavelmente isso não é pra você. Se diz ‘empreendedor’ não por acaso. Se fosse fácil seria ‘empreendelegal’”, finalizou o palestrante.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *