O sucesso de um empreendimento está diretamente relacionado com aspectos da gestão, como o desenvolvimento de um bom produto, marketing, estratégia de vendas, engajamento da equipe. Mesmo que esses fatores fossem excelentes, o negócio ainda sim se tornaria insustentável sem uma boa gestão financeira. “Esta é a parte mais estratégica de uma empresa. O financeiro pode levar um negócio ao sucesso ou ao fracasso em pouco tempo”, afirma Alexandre Comin, gerente de acesso a mercado e serviços financeiros do Sebrae.

 

O empreendedor deve sempre investir na sua especialização para consolidar as finanças da empresa, assim, mitigar as chances de ter uma má administração do dinheiro da empresa. Por isso, separamos 5 dicas para melhorar sua gestão financeira:

 

1) Não misture as finanças da empresa com as pessoais:

Tenha contas-correntes diferentes, uma para pessoa física e outra para jurídica. Para o seu negócio, inclusive, uma conta corporativa apresenta condições melhores de financiamento e juros mais baixos.

 

2) Organize o fluxo de caixa:

Elabore planilhas no computador e registre, em tempo real, todas as receitas e despesas. Desta forma, você consegue controlar todos os recursos que têm disponíveis em caixa

 

3) Faça gestão de estoque:

O gestor precisa sempre ter certeza que terá à sua disposição tudo aquilo que o negócio precisa. Uma venda não pode ser colocada em risco, e nem a produção de uma fábrica, por falta de insumos.

 

4) Não abuse do crédito:

Comprar à vista ou com prazos menores é sempre melhor, pois o Brasil é um dos países com a maior taxa de juros do mundo. A primeira coisa a fazer é estimar com precisão a necessidade de financiamento. Uma vez feito isso, procure linhas de crédito para pessoa jurídica, que têm condições melhores de pagamento e juros mais baixos.

 

5 Busque cursos de especialização:

O empreendedor deve procurar estar sempre atualizado e cursos de gestão são sempre bem-vindos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *