A possibilidade de empreender é algo que abrilhanta os olhos de muita gente, mas planejar antes de dar o primeiro start é algo indispensável. Em alguns casos as ideias de negócios parecem formar um novo “Oceano Azul” – mercado ainda não explorado – o que deixa os idealizadores confiantes sobre seu desenvolvimento. Porém a frustração chega quando vem à tona o fato de sempre haver concorrência, direta ou indiretamente, em todo tipo de negócio. Mas diante de uma concorrência forte, o que devemos fazer? Desistir? Jamais!

Já dizia Sun Tzu: “diante de uma larga frente de batalha, procure o ponto mais fraco e, alí, ataque com a sua maior força” (livro “A Arte da Guerra”). Esta frase resume bem o que um empreendedor em sua fase inicial deve ter em mente. Saber identificar quais as falhas de seu adversário e entregar como seu diferencial uma solução que atenda à demanda do mercado é uma ótima maneira de dar seus primeiros passos. Para que isso seja visualizado com mais facilidade existem métodos, incluindo as 5 Forças de Porter e Matriz SWOT, que auxiliam na identificação de oportunidades de mercado e soluções internas de gestão do negócio, isso tudo antes da empresa começar a rodar.

Prevenir-se de possíveis barreiras criando estratégias antecipadamente garante a essa nova empresa uma probabilidade maior de obter sucesso e diferenciação dos demais. Então, de fato, é possível agir dentro de um mercado onde haja competitividade, desde que a inovação seja um dos pilares que abasteçam a empresa para que ela atinja suas expectativas.

Mas como desenvolver de maneira plena os métodos citados anteriormente? Bom, esses e outros estão presentes no plano de desenvolvimento do HUB NIT! Quer saber mais? Venha nos visitar ou entre em contato, será um prazer falar com você!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *