O mundo está dividido entre pessoas que não suportam trabalhar sozinhas e pessoas que aceitam a realidade de ter que trabalhar em conjunto, os empreendedores se encaixam no segundo grupo. Por mais que seja muito bom ter uma ideia e não ser questionado, é a partir do questionamento e do compartilhamento de opiniões que as grandes ideias surgem. Dentro e fora da organização, a convivência e o diálogo são itens necessários para a construção de soluções viáveis para os problemas que surgem inesperadamente e para a antecipação de futuros problemas que possam aparecer.
Um dono de empresa deve ter isso em mente, mas coordenar a equipe pode ser um desafio amedrontador. O comportamento dos integrantes de uma reunião dita o destino que ela tomará, ainda mais se esta for feita com o objetivo de resolver algum conflito. Muitas vezes o que veio como solução acaba gerando um novo problema, e o coordenador da equipe fica de mãos atadas, sem saber o que fazer para melhorar esta situação.
Para isso existe o “brainstorming” (no português, “tempestade de ideias”), que é um método muito utilizado por equipes de marketing e publicidade, mas pode ser estendido para diversos setores de uma organização. Este método impõe regras básicas para uma reunião de sucesso, são elas:

1. sem críticas
2. buscar volume de ideias
3. combinar ideias similares

A intenção não é discutir quem tem a melhor ideia e eleger a mais “ok”, e sim uní-las de modo a definir as vantagens e desvantagens de cada caminho que venha a surgir e pôr em prática a que for mais viável para resolver o problema.
Também devemos nos atentar ao enfoque da reunião, o problema deve ser sempre o centro das alternativas sugeridas. Muitas vezes há um desvio de foco pela quantidade de ideias que os paticipantes da reunião tem. Saber quem é de fato necessário também é importante para o sucesso da reunião, muitos integrantes podem acabar atrapalhando e desviando o caminho a ser seguido.
O HUB NIT oferece dinâmicas para seus membros entenderem na prática como coordenar uma reunião de brainstorming mais detalhadamente para um final com sucesso, e você pode fazer parte disso! Ficou curioso(a)? Entre em contato conosco ou nos faça uma visita, você vai adorar nosso espaço colaborativo, bem no coração de Niterói!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *